Interdisciplinaridade e Raciocínio Computacional na Educação Básica - Web Home

baner.png

Apresentação

O curso de extensão "Desenvolvimento de competências interdisciplinares no currículo escolar por meio do raciocínio computacional" realizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL, no âmbito do Programa de Ações Pedagógicas para Formação de Professores em Computação (PROFComp) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem por objetivo apresentar o Computational Thinking (aqui chamado de “Raciocínio Computacional”) e as suas potencialidades para o desenvolvimento de competências disciplinares e interdisciplinares na educação básica.

Metodologia

Por meio de experimentações didáticas, serão discutidas questões conceituais de aplicabilidade do raciocínio computacional para o desenvolvimento de habilidades e competências curriculares. Trata-se de um curso semipresencial com carga horária de 80h totais (distribuídas entre atividades online e encontros presenciais). As atividades online serão realizadas por meio do Moodle, com uso de videoaulas, podcasts, infográficos, textos, fóruns e outros recursos multimidiáticos. Ao final será realizada autoavaliação e a aplicação de uma das atividades de desenvolvimento do Raciocínio Computacional em sala de aula.

Edição Piloto :: Ano 2017

Com início previsto para 15 de agosto de 2017 (terça-feira), os encontros presenciais serão realizados nas dependências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus de Ondina, Salvador/BA, com duração semanal de até 4 (quatro) horas. Serão 11 (onze) encontros presenciais ao longo de quatro meses, às terças-feiras, das 18h30 às 22h10. Devido ao seu caráter experimental e inovador, este curso também buscará produzir materiais didáticos de referência para futuros professores interessados sobre a temática do raciocínio computacional na educação básica.

Administração do site