Participe da nossa campanha, doando ou divulgando.

A campanha para arrecadação de lixo tecnológico computacional é uma parceria da UFBA, Programa Onda Digital, PET-Elétrica, EletroJr e ASAEB/CMA. Leia mais...

e-Lixo

Onda Solidária de Inclusão Digital

Este projeto esta sendo desenvolvido em conjunto pelo programa Onda Digital do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática da UFBA, Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Faculdade de Educação da UFBA, a Associação de Fomento a Economia Solidária - BanSol da Escola de Administração da UFBA, com o apoio do Centro de Processamento de Dados (CPD) e Núcleo de Manutenção da Escola Politécnica (NUMEP) da UFBA, financiado pelo Programa Novos Brasis 2006 da Oi Futuro e pelo PROEXT2007.

POSID

Educandow

A perspectiva educacional deste projeto apresenta-se como um referencial que prioriza a interface entre a educação e as tecnologias contemporâneas, articulando e explicitando o conhecimento de forma significativa através de matrizes de competências e uso de mapas conceituais. O tripé educacional contempla um trabalho que promove simultaneamente: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PERCURSO DIDÁTICO ESTABELECIDO/INTEGRAÇÃO DAS TICs NA EDUCAÇÃO.

Educandow

Inclusão Pré-Digital

O projeto Incusão Pré-digital visa capacitar alunos e professores da rede estadual de ensino em formação básica de informática, mediante o desenvolvimento de atividades lúdicas e eficientes, com base no livro "Computer Science Unplugged An enrichment and extension programme for primary-aged children" de Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows, que promovam a absorção dos conceitos fundamentais da computação através de elementos didáticos que dispensem o computador.

IPD

Talentos-Comp

Este projeto tem como objetivo descobrir e incentivar jovens talentos nas escolas de ensino fundamental e médio para a área de Computação. Tem como motivação a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Neste sentido, estamos ministrando aulas de raciocínio lógico para alunos de ensino fundamental e de programação para alunos de ensino médio, em escolas públicas, de forma que eles tenham melhor condições de competir na OBI e despertem o interesse para a área.

Talentos Comp
Portal Onda Digital

Resultado Final da Seleção de Bolsistas

Pesquisa aberta até 31 de julho de 2016

Disponível em: https://goo.gl/forms/9rpy8MSPIYusyz182
NENBANNER.png



Saiba mais sobre o encerramento da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico

Últimas Notícias

Matrícula 2016.1: A ACCS MATC53 oferece vagas para 10 cursos de graduação da UFBA

accs
A ACCS (Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade) MATC53: Onda Solidária de Inclusão Digital - Tecnologia a serviço da cidadania tem como objetivo geral dar apoio às atividades do Programa Onda Digital, promovendo a troca de conhecimentos acadêmicos sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente no uso do Software Livre. No semestre 20161.1, o componente curricular está disponibilizando 22 (vinte e duas vagas) vagas para 10 diferentes cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Grupo Onda Digital lança o projeto Onda Nas Férias

unnamed.png
O Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital lançou no mês de junho de 2016 o Projeto Onda Nas Férias que constitui-se em um programa de cursos de férias como mecanismo de atualização tecnológica ou científica na área de Ciência da Computação, de modo intensivo (condensado) entre duas ou quatro semanas, durante as férias ou recesso acadêmico. Nesta primeira edição, entre os dias 06 e 29 de junho de 2016 será realizado o Curso de Desenvolvimento Web Front-end e Web App, ministrado pelo estudante de mestrado Diego Zabot. As inscrições, para 30 vagas do curso, ficaram abertas de 1º de junho a 5 de junho no hotsite http://www.ondanasferias.ufba.br. A lista dos participantes com vagas garantidas e a lista de espera pode ser vista no endereço: http://bit.ly/ondanasferias1.


Onda Digital no Seminário de Pesquisa em Computação da Universidade Tiradentes

Nos dias 13 e 14 de maio, Jean Rosa, membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital, participou do III Seminário de Pesquisa em Computação (III SemPesCom) realizado na Universidade Tiradentes - Unit (Aracaju/SE). Na oportunidade foi apresentada a palestra "Como o usuário interage com o software?" e a Oficina "A Interface Fala". Parabéns ao mestrando Jean Rosa e ao orientado Ecivaldo Matos


Onda Digital é página amiga do FISL

cartaz cursos
O Programa Onda Digital já é uma das páginas amigas do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), seja você também!!!! Saiba como: http://softwarelivre.org/fisl17/o-evento/paginas-amigas. O 17º Fórum Internacional Software Livre acontece de 13 a 16 de julho na capital gaúcha, Porto Alegre. Você não pode perder!!! As inscrições já estão abertas, faça a sua!!! Saiba como: http://softwarelivre.org/fisl17


Cursos de Extensão: De vento em popa!!!

cartaz cursos
Faltando pouco mais de um mês para o término dos cursos de extensão, as turmas já estão começando a desenvolver seus projetos práticos. Os cursos de Internet e Tecnologias Abertas e Iniciação à Programação de Computadores iniciaram nos dias 11 e 12 de março, respectivamente, com o total de 150 alunos. As aulas são realizadas nos laboratórios de informática do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia e no Colégio Severino Vieira. São ministradas por bolsistas e voluntários do Onda Digital em parceria com os estudantes do componente curricular ACCS - Onda Solidária de Inclusão Digital: Tecnologia a serviço da cidadania. O término dos cursos está previsto para 4 de junho e o encerramento com entrega de certificados será dia 11 de junho no auditório do Instituto de Matemática.

Clique aqui e confira a matéria completa sobre os cursos


Grupo Onda Digital vence Concurso de Pesquisa: Negras e Negros na Ciência

fcc
É com imensa satisfação que anunciamos que o Grupo Onda Digital foi um dos vencedores do Concurso de Pesquisa: Negras e Negros nas Ciências, iniciativa da Fundação Carlos Chagas com o apoio da Ford Foundation. Foram inscritos 75 projetos de vários estados do Brasil, submetidos a avaliação ad hoc por dois pareceristas, classificando 20 projetos para seleção final pela Comissão Organizadora, que decidiu contemplar 5 projetos.
Nosso projeto, "A presença e a atuação de Negras e Negros nos quadros docentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Computação: um estudo piloto nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste", foi aprovado na Linha 1. Parabéns ao professor Ecivaldo Matos e toda equipe pelo resultado.
Clique aqui e confira o resultado final do concurso


Programa Soterópolis entrevista o Onda Digital

O Programa Soterópolis que foi ao ar no dia 28 de abril contou com uma programação especial em virtude dos 70 anos da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O programa destacou ações da UFBA na comunidade e o Onda Digital foi um dos programas de extensão que participaram da matéria. Confira no vídeo abaixo o programa completa e a entrevista com membros do POD no bloco 2.




Apresentação de trabalhos na XVI ERBASE

erbase 2016
Durante a XVI Escola Regional de Computação Bahia Alagoas Sergipe (ERBASE) aconteceu a apresentação do artigo "Uma experiência de inclusão digital para crianças e adolescentes oncológicos" no Workshop de Inclusão Digital (WIND) e do artigo "A importância de eventos científicos para o ensino e aprendizagem da Robótica Educacional nas escolas baianas: relatos de experiências na educação básica e profissional" no Workshop de Educação e Informática (WEI). O primeiro trabalho que relata o trabalho realizado pelo Onda Digital em parceria com a ACCS no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), foi apresentado pela estudante do bacharelado em Sistemas de Informação, Juliana Oliveira, e o segundo pelos estudante do mestrado em Ciência da Computação, Fábio Ferreira e Josualdo Dias, todos integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital.


Onda Digital participa da II Semana do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

IIsemana
Aconteceu no dia 19 de abril, no auditório do PAF III a Mesa "Educação e Tecnologias Livres" com a participação da Coordenadora do Programa Onda Digital, Débora Abdalla, e com o Aurélio A. Heckert da Colivre. A mesa integrou as atividades da II Semana do Bacharelado Intedisciplinar de Ciência e Tecnologia. Slides disponíveis em: https://goo.gl/iaYIiL


Grupo Onda Digital teve capítulo aprovado para a Série Professor Criativo

series
Integrantes do Grupo Onda Digital tiveram o trabalho NOVAS ATIVIDADES DE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA PARA PROMOÇÃO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA aprovado para ser capítulo integrante da Série Professor Criativo que tem por objetivo reunir uma série de publicações de professores criativos e inovadores formando uma comunidade de produção e compartilhamento de conhecimento que contribua efetivamente para a construção de novos cenários de aprendizagem e fomente a discussão sobre inovação e criatividade nas práticas pedagógicas.


Onda Digital e ACCS abre inscrições para cursos de extensão gratuitos

O Onda Digital em parceria com a ACCS: Onda Solidária de Inclusão Digital - Tecnologia à Serviço da Cidadania está com inscrições abertas para os cursos de extensão "Internet e Tecnologias Abertas" e "Iniciação à Programação de Computadores". Os cursos tem como objetivo ampliar as competências e habilidades no uso das tecnologias digitais, as quais contribuirão para inserção no mercado de trabalho.

Inscrições abertas até 1° de março de 2016. Aberto a comunidade externa.

Clique aqui e confira o edital!!!


Onda Digital rumo ao HCII'2016

capa fanpage
Três estudantes do mestrado em Ciência da Computação, membros do Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital sob a orientação do Prof. Dr. Ecivaldo Matos, tiveram seus trabalhos aprovados na XVIII Conferência Internacional em Interação Humano-Computador (HCI Internacional 2016) que acontecerá entre os dias 17 e 22 de julho de 2016 em Toronto, Canadá.

Confira os títulos dos trabalhos aprovados:

  1. Interdisciplinarity in Human-Computer Interaction: a dialectical approach [Napoliana Silva de Souza, Ecivaldo Matos]
  2. Semio-Participatory Approach for Multicultural Interaction (re)Design [Jean Rosa, Ecivaldo Matos]
  3. The relation between Human-Computer Interaction – HCI and your interdisciplinarity – A study in Information Security and HCI under a perspective physical and metaphysical [Rodrigo Melo, Ecivaldo Matos]


I Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital acontece na UFBA

capa fanpage
Acontece nos próximos dias 09 e 10 de dezembro, o I Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: liberdade, criatividade e diversidade, no auditório do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Voltado para estudantes, professores e profissionais de educação, computação e comunicação e demais interessados, o workshop conta com uma programação que aborda tecnologias livres, direitos autorais, licenças livres, movimento acesso aberto, informática e educação, integração da computação na educação básica e relações raciais e de gênero nas práticas sociais e educacionais.


Matrícula 2015.2: A ACCS MATC53 oferece vagas para 8 cursos de graduação da UFBA

accs
A ACCS (Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade) MATC53: Onda Solidária de Inclusão Digital - Tecnologia a serviço da cidadania tem como objetivo geral dar apoio às atividades do Programa Onda Digital, promovendo a troca de conhecimentos acadêmicos sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), especialmente no uso do Software Livre. No semestre 2015.2, o componente curricular está disponibilizando 20 (vinte) vagas para 8 diferentes cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Onda Digital contribui na discussão sobre "Internet e as pessoas em Salvador"

salvador-min.png
O Programa Onda Digital elaborou uma nota técnica sobre "Estratégias e Experiências de Inclusão Digital em Salvador - Situação Atual e Perspectivas" para contribuir nas discussões da oficina "Internet e as pessoas em Salvador" realizada no Parque Tecnológico da Bahia entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2015, no evento CHIS da Questão. No dia 3 de dezembro, a bolsista Juliana Oliveira integrou o grupo de stakeholders no evento para contribuir no debate das frentes temáticas.


ONDA DIGITAL no SEMENTE [Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA]

Neste ano o Grupo de Pesquisa & Extensão Onda Digital (do Instituto de Matemática - Departamento de Ciência da Computação) estará representado no Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA (SEMENTE 2015) que ocorre entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na UFBA.


Grupo Onda Digital recebe visita do pesquisador Roberto Pereira (IC/UNICAMP)

O Grupo de Pesquisa e Extensão Onda Digital recebeu na tarde do dia 25 de novembro a visita do pesquisador Roberto Pereira (IC/UNICAMP). O encontro com o nosso grupo teve como objetivo proporcionar aos nossos pesquisadores um momento para aprender e socializar suas pesquisas, de modo a contribuir para enriquecer o projeto e a formação de cada indivíduo.


Onda Digital estará no ERI-MT 2015

O professor Ecivaldo Matos e o estudante de mestrado Fernando Paiva estarão participando da 6ª Escola Regional de Informática do Mato Grosso (ERI-MT), ministrando na tarde do dia 16 de novembro, o minicurso: Introdução à Pesquisa Qualitativa em Ciência da Computação.


Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão ONDA DIGITAL apresenta no WTDIHC

A aluna de mestrado Napoliana Souza, integrante do Grupo de Pesquisa & Extensão ONDA DIGITAL apresentou seu trabalho intitulado Uma abordagem dialética à pesquisa interdisciplinar em Interação Humano-Computador no II Workshop de Teses e Dissertações do IHC 2015.


Grupo de Pesquisa & Extensão ONDA DIGITAL organiza IHC/SBSC 2015

O Grupo de Pesquisa & Extensão ONDA DIGITAL foi um dos organizadores do XIV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais e do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos que aconteceu entre os dias 03 e 06 de novembro, no Mercure Rio Vermelho Hotel.


Grupo de Pesquisa & Extensão ONDA DIGITAL marcou presença no IV CBIE & X LACLO

Com 3 trabalhos aprovados, membros do Onda Digital foram representar o grupo em Maceió-AL. Os trabalhos foram:
1) Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica (Ana Carolina Ferreira, André Melhor, Jandiaci Barreto, Luiz Fernando de Paiva e Ecivaldo Matos)
2) Considerando aspectos culturais no (re)design da interação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (Jean Rosa e Ecivaldo Matos)
3) Uma Experiência Piloto de Integração Curricular do Raciocínio Computacional na Educação Básica (Luiz Fernando de Paiva, Ana Carolina Ferreira, Jandiaci Barreto, André Melhor, Randerson Haine e Ecivaldo Matos)


-->